Já ouviu falar em patchwork? Pois é, essa palavra de origem inglesa cuja tradução significa “trabalho com retalhos” contempla uma série de técnicas voltadas à confecção de peças por meio da junção de retalhos de tecidos. Enquanto no patchwork tradicional prevalecem padrões específicos, com a observância de regras e modelos acerca da disposição dos retalhos em blocos simetricamente dispostos, no patchwork moderno predomina uma técnica mais livre, em que a imaginação e a criatividade do artesão são utilizadas para confecção de peças autorais com maior margem criativa.

Costuma-se vincular o patchwork apenas com as conhecidas colchas de retalhos, porém as técnicas podem ser empregadas na elaboração das mais variadas peças, a exemplo de caminhos de mesa, almofadas, jogos americanos, peseiras, entre outras.

Desse modo, o aprendizado do patchwork resulta em aplicabilidade prática imediata, dada a divertida tarefa de produzir as mais variadas e singulares combinações de retalhos na criação de peças para uso próprio ou para presentear alguém querido. Isso sem falar nas possibilidades de negócio e obtenção de renda mediante a venda de peças cujos trabalhos em patchwork asseguram-lhes reconhecido valor de mercado.

Vale ainda destacar que, em tempos de pressa e ansiedade, a prática do patchwork têm se mostrado excelente aliada no desenvolvimento de serenidade e concentração. Com um misto de técnicas realizadas à mão e também à máquina de costura, essas modalidades de artesanato ainda proporcionam desenvolvimento do potencial criativo, coordenação motora e interação social.

Pensando em todos esses benefícios, o Atelier Juliana Zannata, em parceria com a professora e artesã Graça Araújo realizará workshops e abrirá algumas turmas para o ensino do patchwork. Graça Araújo, com singular habilidade para repassar seus conhecimentos e ampla experiência nas técnicas, ministrará as aulas práticas, com a realização de vários tipos de peças.

Formulários para lista de espera

* Campos Obrigatórios